Nessa edição do Festival estão sendo
oferecidas três oficinas: ctrl+C/ctrl+V:
cópia, edição, dança, ministrada pelos doutorandos em Artes Cênicas e Mestres
em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Anderson Marcos e Claudinei Sevegnani. A
segunda oficina será ministrada por Melissa Lopes, que é atriz-pesquisadora
e Profa. Dra. do Curso de Licenciatura em Teatro e do curso de Pós
Graduação em Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua
oficina O Ator, a Máscara e a Cena será focada na experimentação prática da
linguagem da máscara. A terceira oficina, intitulada de A voz na cena de rua, será
ministrada pela atriz, diretora e arte-educadora Ingrid Trigueiro, que também é
mestranda em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A IX edição do Festival Atos de Teatro
Universitário acontecerá de 14 a 16 de novembro e é uma realização de
estudantes, professores e servidores da Unidade
Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina
Grande (UFCG), com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do
Teatro Municipal Severino Cabral. O evento tem como objetivo oferecer aos
estudantes um espaço aberto à divulgação de suas produções cênicas realizadas
no âmbito universitário, bem como promover um espaço para a formação, o
intercâmbio e a difusão das Artes Cênicas na cidade de Campina Grande/PB.
Sobre as Oficinas
Ctrl+C/Ctrl+V: cópia, edição, dança
Uma oficina para questionar a pretensão de
originalidade em criações de dança. Copiar, colar e editar, antes de serem
procedimentos dos ambientes digitais, são ações do corpo. No fluxo das
informações (visuais, sonoras, táteis etc.) que se recombinam em cada corpo,
propõe-se exercitar estratégias para criar e transformar padrões de movimento,
de ocupação dos espaços e de composição.
Para todos os públicos, a partir de 16
anos. 12 vagas.
Dias 14, 15 e 16.11.2017 – 9h as 12h
Anderson
Marcos é artista e pesquisador. Doutorando em Artes Cênicas (Bolsista Capes) e
Mestre em Dança (2015) pela Universidade Federal da Bahia. Atua em
investigações em arte contemporânea, estudos do corpo e criações em dança e
performance.
Claudinei
Sevegnani é artista, professor e
pesquisador. Doutorando em Artes Cênicas (Bolsista do CNPq-Brasil) e Mestre em
Dança (2015) pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Artes Cênicas
(2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na investigação dos
processos de improvisação.
O Ator, a Máscara e a Cena
A oficina tem o objetivo de oferecer elementos para criação de personagens
e elaboração de cenas, tendo como base a experimentação prática da linguagem da
máscara.
Num primeiro momento, através do uso da Máscara Neutra, os participantes
poderão explorar: ações físicas, jogos de escuta (ação e reação), percepção,
foco, exercícios de triangulação e criação de eixos corporais. No segundo
momento, a experimentação se dá por meio do estudo de algumas das máscaras
expressivas que compõem a Commedia dell’Arte.
A proposta da Oficina é oferecer ao ator: um sentido tático de jogo,
possibilidades para se pensar a criação do personagem e ferramentas
improvisacionais que possam auxiliar esse ator em qualquer tipo de linguagem
teatral que ele venha trabalhar.
Número de participantes: Até
20 pessoas. Idade mínima: 17 anos
Carga horária total: 3horas
(9h - 12h) – Dia 15.11.2017
Público Alvo: atores,
bailarinos, estudantes de teatro, performers e integrantes de grupos teatrais.
Para os participantes: Roupas
confortáveis e de cores neutras (preto, azul marinho, sem estampas)
Melissa Lopes é
atriz-pesquisadora e Profa. Dra. do Curso de Licenciatura em Teatro e do
curso de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- UFRN. Desde 1999, participou de uma série de treinamentos com a máscara
com os artistas: Tiche Vianna e Esio Magalhães (Máscara Neutra, meia neutra,
expressiva e meia máscara expressiva), Heloísa Cardoso (Confecção de Máscara),
Fernando Linares (Máscaras Larvárias), Fabiana Santos (Máscaras
Balinesas), a atriz italiana Claudia Contin (Commedia Dell’Arte) e a
companhia alemã Famile Floëz (Elaboração de Cenas com Máscaras Expressivas
Inteiras).
A voz na cena de rua
A oficina tem como objetivo ampliar o potencial vocal dos atores para a cena de rua, obtendo a voz
como elemento condutor para as ações no trabalho do ator, exercitando as
palavras e suas nuances para dar vida a cada frase e criação para a cena,
através de exercícios e práticas com a voz.
Como conteúdo serão trabalhados a
respiração, a realização de aquecimentos vocais como base para entrar em cena,
a prática de exercícios de articulação, o fortalecimento da projeção vocal e o
exercício da voz na rua.
Datas: dia 15.11.2017 (das 9h às
12h) e dia 16.11.2017 (das 8h às 10h)
Número máximo de participantes: 15
pessoas
Ingrid Trigueiro é atriz, diretora
e arte-educadora com Licenciatura em Educação Artística (habilitação em Artes
Cênicas) e mestranda em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou no
Grupo Contratempo com os espetáculos “As velhas”, “Comédia em 3x4”, entre
outros. Na Trupe Meidifêra, grupo que se dedicou à pesquisa do teatro de rua
com referências da cultura popular, participou dos espetáculos “Meidifêra” e
“Nabáia”. Com o Piollin Grupo de Teatro montou o espetáculo “Retábulo”, sob a
direção de Luiz Carlos Vasconcelos. Atualmente encena o espetáculo “O Último
Édipo”, do Grupo de Teatro Lavoura.
Fonte: http://festivalatos.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário